PS propõe reforço imediato do efetivo da PSP nos Açores

PS Açores - Há 5 horas

O líder do PS/Açores e deputado à Assembleia da República, Francisco César, anunciou a apresentação de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 que visa reforçar de forma imediata o efetivo da Polícia de Segurança Pública (PSP) nos Açores.

De acordo com o socialista, que falava à margem de uma reunião com a Associação de Futebol de Ponta Delgada, esta proposta tem como objetivo corrigir o défice de efetivos policiais na Região Autónoma, que atualmente ultrapassa os 240 agentes, e que são fundamentais para “garantir a segurança pública, o funcionamento do Estado de Direito, mas, também, o normal funcionamento de infraestruturas essenciais, como sejam aeroportos e portos”.

“A segurança pública nos Açores não pode continuar a ser fragilizada por falta de recursos humanos. O recente reforço com apenas 20 agentes representa menos de 10% do total necessário. Nós não podemos ser indiferentes a isso”, afirmou Francisco César.

Sublinhando que a falta de efetivos da PSP “é uma preocupação transversal a toda a sociedade açoriana”, Francisco César anunciou que esta proposta visa garantir que, num curto espaço de tempo, “o Governo da República assegura que, nos próximos cursos de polícia, há uma fatia destes agentes destinada aos Açores”.

Defendendo, assim, que o Governo deve “fazer aquilo que já deveria ter feito”, o líder socialista lembrou que o reforço do efetivo policial é uma condição essencial para a coesão e segurança das comunidades açorianas.

“Esta proposta pretende obrigar o Governo a dar condições à polícia para fazer o seu trabalho aqui na Região, garantindo aos açorianos o mesmo nível de segurança e presença do Estado que qualquer outro cidadão do país”, concluiu Francisco César.